terça-feira, 21 de julho de 2009

"Passava aqui o resto da minha vida"

"Nesta livraria é tudo tão bonito" ou ainda "Não apetece sair daqui", são frases soltas que se vão ouvindo a quem entra e que enchem a atmosfera.
No livro "Atmosferas" de Peter Zumthor (ed. Gustavo Gili) o autor reflecte sobre a capacidade dos seus edifícios e o seu meio de oferecer às pessoas um excelente lugar para o desenvolvimento das suas vidas.
Na Fonte de Letras a atmosfera também tem palavras, escritas e ditas.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Violência doméstica.

É duro ter que responder a uma cliente que de momento não se tem na livraria qualquer livro sobre violência doméstica, principalmente numa terra do tamanho de Montemor – em que é preciso ter coragem para entrar num estabelecimento comercial e procurar esse tema. E não era certamente por razões profissionais.
Um bom trabalho exige uma atenção constante por parte do livreiro!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sardinhas assadas à porta.


Sardinha Kit Perda no Charco

Very typical de mais é chegar ao meio-dia à livraria (hora de abertura), e deparar com o vizinho extra-large, de costas, sentado num banquinho, com camiseta de alças e calções a deixar entrever de mais, enquanto abana o fogareiro instalado na escadinha que sobe a encosta do castelo. E o cheiro da sardinha assada já entranha todo o largo...
Há dias dos outros mas também há dias assim.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Horário de Verão.

Segunda a Sábado, 12h-20h.
Encerra ao Domingo.
Porque o calor é tão grande que ao Domingo os clientes escondem-se nas casas frescas de paredes grossas ou decidem ir mergulhar.
(Fotografia de José Manuel Rodrigues, Elementos 19. Catálogo Elementos, ed. Galeria Pente 10)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Os livros enchem uma casa, ou melhor, um celeiro.




Vale a pena seguir o programa do Escrita na Paisagem 2009 http://www.escritanapaisagem.net/2009/programa.html, passar pelo Ponto de Encontro (Celeiros da Epac, Évora) no fim do espectáculo e perder-se a ver os livros, a beber um copo e a conversar com os artistas que por lá passam. Ou ser apenas surpreendido por alguma performance ou debate extra-programa... Certo, certo é que os livros mudam qualquer paisagem em que se encontram.