quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Os rapazes chegam às 18h no autocarro da escola.

A Josefa e a Joana chegaram há poucos dias mas já sabem que o autocarro da escola chega às 18h. Nessa altura o largo enche-se de meninos e meninas , lengalengas, canções e brincadeiras. É uma festa todos os dias e as Bonecas Chochas não perdem pitada.
Bonecas Chochas (criação da Fábrica do Arco Iris) - 25€ na Fonte de Letras

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

III Simpósio sobre os 12 Teoremas do 57 - Actualidade dos Teoremas do Movimento de Cultura Portuguesa

57. O ciclo de simpósios dedicado aos 12 Teoremas do 57 - Actualidade dos Teoremas do Movimento de Cultura Portuguesa, que os Cadernos de Filosofia Extravagante têm vindo a organizar, ao longo do corrente ano, na Livraria Fonte de Letras, em Montemor-o-Novo, regressa no próximo dia 21, às 15:30. Será o terceiro encontro desta série, e nele participarão, como apresentadores, António Carlos Carvalho (teorema do Teatro), Cynthia Guimarães Taveira (teorema das Artes Plásticas) e Luís Paixão (teorema da Arquitectura).
Cada interlocutor convidado apresentará durante dez minutos o seu teorema.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Magusto e xixi.

Hoje há magusto de S. Martinho na Largo e necessariamente xixi na Fonte de Letras. A festa da estação, com animação musical, é uma organização da Câmara Municipal, através da Oficina da Criança - a instituição que criou as invejadas peças que fazem a decoração do tecto na zona infantil da Fonte de Letras. Há castanhas, água pé, enxovalhada (um delicioso bolo com nozes e erva doce), fogueira e bailarico. A festa costuma ser rija e é ver as vizinhas a bailar em par enquanto os seus homens olham de fora. Na Fonte de Letras faz-se fila para o xixi, e muitos ficam a saber que neste cantinho da "vila" há uma espécie de uma biblioteca que é uma livraria.

domingo, 8 de novembro de 2009

Um livro bestial.



"Um passeio através da arte do último século, revisitada com humor e ironia, a partir de uma perspectiva singular: o reino animal.
Ensinar a olhar, despertar a curiosidade por obras-primas, vanguardas e individualidades relevantes da arte, em diálogo com a ficção literária é o que nos propõe este Caderno no qual protagonistas insólitos, inspirados em criações artísticas emblemáticas do século XX, são capazes de provocar sensações e novos significados."
A editora OQO não pára de nos dar lições, de arte, de humor, de vida... de literatura.
Caderno de animalista, Antón Fortes e Maurizio A. C. Quarello, 17,49€

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Para quem tem a ambição de um dia ler um livro.

Matam-se assim "90 livros de uma cajadada só". Em poucas páginas (e "aos quadradinhos") e de uma forma divertida, parece que estão lá os livros todos - alguns exemplos: O Grande Gatsby, O Estrangeiro, A Sombra do Vento, O Código Da Vinci, O Senhor dos Anéis, Três Homens num Barco, Crime e Castigo, ...
90 Livros Clássicos para Pessoas com Pressa, Editorial Presença, é o livro para quem não gosta de ler mas que até gostaria de ler.