segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Festival Escrita na Paisagem amanhã em Montemor.

Cine-concerto anima noites de fim de Agosto!
O Festival Escrita na Paisagem (festival de performance e artes da terra) encerra a sua programação de Agosto com o espectáculo de Kubik sobre o filme A felicidade de Medvedkine.

Olhar satírico e risonho sobre a casa (temática central da edição deste ano do Festival), da autoria do exemplar, ainda que amplamente desconhecido, realizador russo Alexandre Medvedkine (1900-1989), A felicidade (1934) contando-nos a estória de uma família de camponeses da Rússia czarista tão pobre que até os ladrões lhes dão esmola. Em busca da felicidade, o camponês sai de casa e parece encontrá-la quando acha uma carteira cheia de dinheiro. Com o achado compra um cavalo e melhora substancialmente a colheita, mas depressa se vê roubado por todos os protagonistas da velha ordem social pré-revolucionária: padres e freiras, patrões, ladrões, polícias e militares, todos reclamam o seu quinhão. Só depois da revolução bolchevique (1917) e de alguns episódios épicos a felicidade chega, num percurso marcado por constantes gags e um regresso a casa redentor.

Kubik (Victor Afonso), jovem compositor português galardoado em 2005 com o Prémio Público e que conta já com vários discos editados e um vasto leque de concertos nacionais e internacionais, fala-nos assim da sua abordagem ao desafio que lhe foi lançado pelo Festival: «Pretendi que houvesse uma relação dinâmica entre a imagem e a música, recorrendo a múltiplas sonoridades, texturas, ambientes e estilos musicais (com programações electrónicas e instrumentos avulsos - concertina, guitarra eléctrica, harmónica, flautas, xilofone, percussão).»

Auditório do Parque Urbano, Montemor-o-Novo 26 de Agosto, 21h 30
(Texto retirado do Programa do Festival)