sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
VITÓRIA, VITÓRIA, COMEÇOU A HISTÓRIA.
Voltem sempre que os livros são para se ler.
LIBERDADE, foi o poema que Fernando Pessoa leu em Plasencia.
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
LANÇAMENTO DO LIVRO "TEATRO REUNIDO (2000-2010)", DE CARLOS ALBERTO MACHADO, APRESENTADO POR RUI PINA COELHO.
24 novembro | 18:00
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
"Há fotografias que são janelas e fotografias que são espelhos"
terça-feira, 21 de outubro de 2014
Cientista Jorge Calado na Fonte de Letras no próximo dia 30 às 19h.
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
12 setembro | 18.30H LANÇAMENTO DO LIVRO BACCHANALIA SEGUIDO DE COMO FALSA PORTA, DE JOSÉ EMÍLIO-NELSON, EDIÇÕES SEM NOME.
APRESENTADO POR ANTÓNIO CÂNDIDO FRANCO
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Mais um clássico na vida da Fonte de Letras: levar os livros à feira.
Feira do Livro da Feira da Luz, Montemor-o-Novo. A começar amanhã, 3 de Setembro e até dia 8.
A grande “tenda de casamentos” enche-se de livros. Lá fora há carrosseis, folclore, rock, tirinhos, churrasco, brinquedos baratos, giginhas de óbidos e encontros de amigos.
É a Feira do Livro de Montemor-o-Novo, com tops e menos tops, lights e menos lights, os livros são escolhidos título a título porque há que agradar a quem já se conhece há muito tempo e sabemos que vai aparecer e também aos menos habituais que metem a cabeça na abertura da tenda para saber de que se trata e acabam por entrar porque feira é feira.
A festa vai começar!
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
EXPOSIÇÃO DE JOSÉ MIGUEL GERVÁSIO NA FONTE DE LETRAS.
segunda-feira, 4 de agosto de 2014
Ainda antes de pôr os pés na areia quente.
sábado, 2 de agosto de 2014
AGOSTO NA FONTE DE LETRAS.
Qual é a minha ou a tua língua? Pergunta
E foi em Babel que o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da Terra e foi também ali que o Senhor os dispersou por toda
quinta-feira, 31 de julho de 2014
Fonte de Letras entre o céu e o inferno.
quinta-feira, 17 de julho de 2014
Salina.
terça-feira, 15 de julho de 2014
O MUNDO ESTÁ NA FONTE DE LETRAS.
Quase apetece dizer: a Fonte de Letras é um mundo!
Mas preferimos partilhar a Cantiga de Amigo de Regina Guimarães.
DÉCIMA CANÇÃO DE AMIGO
A minha amiga pergunta
se volto rico colono
ou pobre colonizado
se volto coluna intacta
ou pórtico derrubado
ou colo onde nadariam
os peixes de um novo caldo.
A minha amiga pergunta
se regresso bom selvagem
ou estranho civilizado
enfiando luva branca
e chamando sumo de uva
a sangue e sal misturado
no golfo da velha vulva.
TODAS AS MANHÃS DO MUNDO NA FONTE DE LETRAS.
Samuel Santos e Sérgio Cobos na Rua 5 de Outubro. Todas as manhãs do mundo são maravilhosas quando estes dois músicos tocam em frente da Fonte de Letras.
O LIVRO DA VIDA, O LIVRO DA ILHA DESERTA, O LIVRO DE TODOS OS VERÕES. O LIVRO.
Da contracapa:
«— O que quer dizer moderato cantabile?
— Não sei.»
Uma lição de piano, uma criança teimosa, uma mãe que ama o filho, não há expressão mais autêntica da vida tranquila numa cidade da província. Mas um súbito grito vem rasgar a trama, revelando sob a contenção de uma narrativa de aparência clássica uma tensão que vai crescendo até ao paroxismo final.
«Porque é que o grito súbito de uma desconhecida e a visão do seu corpo ensanguentado perturbaram de tal modo Anne Desbaresdes, que é uma mulher jovem e rica, ligada apenas ao seu filho? Porque é que voltou ao café do porto, onde o cadáver da desconhecida desabara ao cair do dia? Porque é que interroga um outro desconhecido, Chauvin, uma testemunha como ela? Uma estranha embriaguez apodera-se dela, os copos de vinho que pede, e que bebe lentamente, são apenas pretextos. Volta todos os dias ao local do crime que outra pessoa cometeu e de cada vez interroga mais, fala um pouco mais longamente.»
Dominique Aury
«"Moderato Cantabile" poderia definir-se como sendo "Madame Bovary" reescrito por Béla Bartók, se não se tratasse, antes de mais, de um romance de Marguerite Duras (que não se parece com ninguém) e do seu melhor livro (o que é dizer muito).»
Claude Roy
segunda-feira, 23 de junho de 2014
quarta-feira, 11 de junho de 2014
ÚLTIMA CHAMADA: A FONTE DE LETRAS AINDA TEM UMA PARTICIPAÇÃO GRÁTIS NO PEDDY-PAPER LITERÁRIO PARA OFERECER.
A FONTE DE LETRAS JÁ OFERECEU UMA DAS INSCRIÇÕES, JÁ SÓ TEMOS MAIS UMA.
A PÉ POR ÉVORA PELA MÃO DOS ESCRITORES
"PEDDY-PAPER" ITINERÁRIO LITERÁRIO
13 A 15 DE JUNHO || ÉVORA ||
Temos o maior prazer em ter oferecido uma inscrição para o Peddy-Paper literário a um cliente realmente especial. Um cliente de longa data que regularmente passa um fim-de-semana de férias no Alentejo e que inclui sempre a Fonte de Letras nos seus percursos diários - já acontecia em Montemor e acontece agora com a Fonte de Letras em Évora.
A FONTE DE LETRAS TEM AINDA UMA INSCRIÇÃO PARA OFERECER.
Oferta da inscrição ao primeiro cliente que adquirir um livro na Fonte de Letras e que queiram muito participar.
A única obrigatoriedade é gostar tanto de literatura portuguesa que não queira perder "um passo" do programa, pagando apenas as refeições nos restaurantes que fazem parte do Itinerário Literário.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Conferência/debate sobre o pensamento libertário de Bakunin, sexta-feira, dia 6 de Junho, 18.30h na Fonte de Letras.
Realiza-se na próxima sexta-feira, dia 6 de Junho, na Livraria Fonte de Letras, em Évora, pelas 18,30H, uma conferência/debate sobre o pensamento libertário de Mikhail Bakunin, por ocasião do aniversário dos 200 anos do seu nascimento, que se assinalou no passado dia 30 de Maio.
O tema será introduzido pelo investigador do SHLI, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, António Baião (natural de Montemor-o-Novo) que abordará o tema “Mikhail Bakunin: Liberdade, Natureza e Revolução”.
Seguir-se-á um debate aberto a todos os que pretendam expressar a sua opinião ou os seus comentários.
A entrada é livre.
Esta conferência, organizada pela Revista de cultura libertária “A Ideia” e pelo “Portal Anarquista”, com o apoio da Livraria Fonte de Letras, será a primeira de um ciclo de Conferências Libertárias a realizar em Évora durante os próximos meses, com uma periodicidade mensal. A próxima conferência – em data e local a divulgar posteriormente – realizar-se-á nos princípios do mês de Julho e deverá abordar a figura e o pensamento do anarquista alentejano Gonçalves Correia.
sábado, 31 de maio de 2014
terça-feira, 27 de maio de 2014
A FONTE DE LETRAS JÁ OFERECEU UMA DAS INSCRIÇÕES, JÁ SÓ TEMOS MAIS UMA.
segunda-feira, 26 de maio de 2014
A FONTE DE LETRAS OFERECE DUAS INSCRIÇÕES PARA PEDDY-PAPER LITERÁRIO.
Oferta da inscrição aos 2 primeiros clientes que adquirirem um livro na Fonte de Letras e que queiram muito participar.
A única obrigatoriedade é gostar tanto de literatura portuguesa que não queira perder "um passo" do programa, pagando apenas as refeições nos restaurantes que fazem parte do Itinerário Literário.
Um fim de semana único e inovador que contará com
O “Peddy-paper” corresponde a um itinerário que percorre as casas de escritores (Eça, Vergílio Ferreira, Florbela, etc.), os espaços ligados a escritores (
Apresentação da revista Nova Águia, n.13, dia 31 de Maio, 16h.
NOVA ÁGUIA nº 13 (1º Semestre de 2014)
O BALANÇO DE ABRIL: QUARENTA ANOS DEPOIS | NOS 20 ANOS DA MORTE DE AGOSTINHO DA SILVA: CARTAS PARA ANTÓNIO TELMO
EVOCAÇÕES: RAUL LINO |
De Albert Camus
APRESENTAÇÃO
Renato Epifânio e
quinta-feira, 22 de maio de 2014
Fonte de Letras - a sua livraria preferida?
Livraria Preferida 2014
Pelo segundo ano vamos promover a escolha da livraria preferida, desta feita, não apenas dos lisboetas, mas dos portugueses. A votação pode ser feita no seguinte endereço:
Os resultados da “Livraria Preferida” serão revelados durante a feira do livro de Lisboa e, posteriormente, será enviado, a cada livreiro, o resultado específico das votações, o que lhe permitirá conhecer ainda melhor o seu público.
terça-feira, 20 de maio de 2014
A PÉ POR ÉVORA PELA MÃO DOS ESCRITORES.
Promovido pela EC.ON (Escola de Escrita Criativa Online) e pelo CNC (Centro Nacional de Cultura), em colaboração com a livraria Fonte das Letras, vai ter lugar em Évora, entre 13 e 15 de Junho, um 'Peddy-Paper’ literário.
O projecto alia a dimensão lúdica à pesquisa literária no terreno (e inclui possibilidade de estadia no hotel parceiro, assim como partilha de refeições no restaurante parceiro). Um fim de semana único e inovador que contará com a presença dos escritores Miguel Real, João Tordo e Luís Carmelo:
O “Peddy-paper” corresponde a um itinerário que percorre as casas de escritores (Eça, Vergílio Ferreira, Florbela, etc.), os espaços ligados a escritores (Gil Vicente, Bernardim Ribeiro, Fernão Lopes, etc.), personagens de obras literárias (Manuelinho, Vasco da Gama, etc.) e ainda locais associados a obras literárias de renome (entre muitas outras, osLusíadas de L. Camões, Corte na Aldeia de Francisco Rodrigues Lobo, Epanáforas de D. Francisco Manuel de Mello, Auto dos Danados de António Lobo Antunes, etc.)
Modalidades de Propina:
A) Inscrição Principal (Hotel+PA/2 noites, 4 refeições e propina)................................................................................................... 265,00
B) Acompanhantes (Hotel+PA/2 noites/partilha de quarto, 4 refeições e propina)..........................................................................115,00
C) Acompanhantes /Crianças até aos 12 anos (Hotel+PA/2 noites/partilha de quarto, 4 refeições e propina)....................................65,00
D) Inscrição sem hotel (4 refeições e propina)...............................................................................................................................165,00
E) Inscrições sem hotel nem refeições (propina)............................................................................................................................128,00
Na inscrição através da Fonte de Letras tem 5% de desconto.
Em rodapé, relembramos o Programa e as modalidades de pagamento. Aconselhamos a transferência bancária e envio de comprovativo logo que possível para fontedeletras@gmail.com
NIB: 000702190023639000046
___________________________________
Modalidades de Pagamento da Propina
NIB Fonte de Letras:
000702190023639000046
Email para envio de comprovativo do pagamento ou qualquer informação: fontedeletras@gmail.com
Programa
Peddy-paper literário promovido pela EC.ON (Escola de Escrita Criativa Online)
13 a 15 de Junho de 2014 / Évora
SEXTA - DIA 13 de Junho (tarde / noite)
20.00h: JANTAR E REUNIÃO DE BOAS-VINDAS || Sugestão - 22.00h: Dança com Clara Andermatt (junto ao Templo romano).
SÁBADO, DIA 14 de Junho (manhã)
Início: Porta do Jardim Público – (Francisco Rodrigues Lobo, Corte na Aldeia) – busto de Florbela – Rua da República – Escadas – Rua Diogo Cão 30(3ª residência/1917 e 40 (colégio/1916) – Livraria Fonte de letras – Rua de Burgos (tipógrafos alemães – Cervantes – Bernardim Ribeiro – Leitura inicial de Menina e Moça) –Largo de Santiago (residência Filipe de Soure / Alexandre Herculano) – Largo Luís Camões 39 (a partir de 1913 - Évora) – Rua de Avis, 5 e 61 (a partir de 1908 e O Distrito de Évora, Eça de Queiroz) – Rua do Cano (Aqueduto – Lusíadas – Sempre Noiva) – Rua da Mouraria (Ibn ´Abdún al –Yaburí) –Biblioteca Pública de Évora (recepção directora – primeiras leituras de Florbela, desobstrução do Templo /Herculano e obra de Cenáculo).
SÁBADO, DIA 14 de Junho (tarde)
Início: Claustros principais da Universidade (evocações de Vergílio Ferreira, Florbela e Molina) – trajecto parcial da Aparição (pela Freiria de cima) – Porta da Traição (Fernão Lopes, Crónica de D. João I) – Jardim Diana (Mário Ventura, Os dias da Guerra) – Sé (Fernão Lopes, Almeida Faria, Urbano e leitura de excerto de Portugal de Miguel Torga) – Casas pintadas (Vasco da Gama / Fórum Eugénio de Almeida) – Banco de Portugal (descida – leitura de excerto de Carta ao Futuro de Vergílio Ferreira) –Praça Primeiro de Maio (polémica das mancebias e evocação de Gil Vicente) – Capela dos Ossos (O Primo Basílio de Eça de Queiroz) – mercado(António Ribeiro Chiado – evocação final do dia).
SÁBADO (NOITE/ OPTATIVO)
Évora Mágica com o arqueólogo Takis.
DOMINGO, DIA 15 de Junho (manhã)
Início: Ruínas do Convento de S.Domingos: elogio do vinho (Festas Bachanaes de Manoel do Valle, Bartholomeu Varella, Luís Vasconcellos e Manoel Luiz, 1589) – Adro do Teatro Garcia de Resende (Évora Património da Humanidade de José Saramago) – casa de Eça de Queiroz (texto do mercado) – Praça do Giraldo (evocações de Miguel Torga, 1946/ D. Francisco Manuel de Mello, 1660 e Estâncias de Arte e Saudade de Fialho de Almeida, 1921) – Rua Serpa Pinto (Júlio Dantas, A cidade dos Conventos) – Largo das Alterações (Manuelinho de Évora/Herculano) – muralhas (invasões Francesas/ Cenáculo) – Judiaria (Margarida Pedrosa / astrólogo Abraão Zacuto) – casa de Vergílio Ferreira (evocação)– casa de Garcia de Resende– Final: Largo da Misericórdia (Estâncias de Arte e Saudade de Fialho de Almeida, 1921; leitura de ‘Évora a partir do Alto de S.Bento’).
DOMINGO, DIA 15 de Junho (tarde, 15 horas, Clube Círculo Eborense) -
SESSÃO DE ENCERRAMENTO »» Geografias, imaginários e literatura com a participação de João Tordo, Miguel Real e Luís Carmelo.