quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Évora e os Livros, hoje às 21.30h no Ciclo de Conversas de S. Vicente.

A Fonte de Letras é um dos convidados de Évora e os Livros, no Ciclo de Conversas de S. Vicente. Um convite de Marcial Rodrigues que escolheu o tema e convidou ainda os grandes senhores João Ruas e Manuel Branco.

Vozes da Cidade - Ciclo de Conversas
#1 - Évora e os livros

Marcial Rodrigues convida, para uma conversa sobre a cidade e os livros, João Ruas, Manuel Branco, Helena Girão Santos. E convida-o a si. Dia 24 de fevereiro, às 21:30.

Évora é cidade de muitas e variadas vidas, que aqui foram tecendo partes significativas da nossa História, entre o quotidiano quase sem memória das andanças de cada um. Entre elas, um lugar proeminente é ocupado pelos livros: nesta cidade, desde há muito que se escrevem, imprimem, vendem, estudam e guardam livros, alguns dos quais são verdadeiras preciosidades da cultura universal. No entanto, pouco se fala desta realidade e não parece que ela seja considerada como um dos alicerces da sociedade que somos. Motivos e ocasião para falarmos sobre Évora e os livros!

NOTAS BIOGRÁFICAS
Marcial Rodrigues
Professor de Filosofia e professor bibliotecário aposentado; Vice-Presidente do Grupo Pro-Évora; fundador e director do jornal O Giraldo; publicações em revistas e livros, entre os quais Pela Biblioteca Pública de Évora – defesa de uma instituição cultural, Grupo Pro-Évora, 2001 (co-autor).

João Ruas
Licenciado em Filosofia; especialização em Ciências Documentais; ex-director da Biblioteca e Arquivo da Fundação da Casa de Bragança (Palácio Ducal de Vila Viçosa); publicações em revistas e livros, entre os quais Tesouros da Biblioteca Pública de Évora, Edições INAPA, 2005 (coordenador e co-autor.

Manuel Branco
Mestre em História da Arte; ex-Vereador da Cultura e membro da Comissão Municipal de Arte, Arqueologia e Defesa do Património da Câmara Municipal de Évora; director de A Cidade de Évora (1994-2001); autor de estudos de História e História da Arte relativos a diversos assuntos e localidades, entre as quais Évora, com publicação em revistas e livros.

Helena Girão Santos
Licenciada em Psicologia; livreira, proprietária da livraria Fonte de Letras (Montemor-o-Novo e Évora) desde 2000; trabalhou como redactora publicitária durante uma década; foi colaboradora, como redactora, de algumas publicações periódicas (revista Grande Reportagem, suplemento DNA, revista Notícias Magazine, entre outras).

*

Iniciamos dia 24 de fevereiro um novo ciclo mensal, desta vez dedicado a conversas sobre temas e questões da cidade, envolvendo gentes da cidade. Em cada sessão um anfitrião e os seus convidados estabelece o tema da conversa e lança desafios. E a conversa alarga-se ao público, num encontro que se quer literal entre vozes da cidade. Para a primeira sessão, Marcial Rodrigues convida. Convida-vos. É dia 24, às 21h 30, na ISV.