terça-feira, 20 de setembro de 2011

Um dia de fúria.

O dia de livreiro hoje começou com uma fúria, uma fúria das grandes, contra a fnac e os editores que fazem negócios "fabulosos" em que vendem uma edição inteira exclusivamente para a fnac!

Trata-se do livro "A extraordinária caça ao tesouro que lhe dá 50.000€", Tim Dedopulos, edição Booksmile. Esta será a maior Caça ao Tesouro desde o título ilustrado Masquerade (bestseller internacional) que levou, em 1979, uma nação inteira numa demanda obsessiva por uma barra de ouro enterrada pelo autor do livro. Inicialmente destinado a crianças, Masquerade tornou-se rapidamente numa obsessão para os adultos. O livro continha 15 pistas em imagens, que contavam a história da demanda de Jack Hare em levar um tesouro da Lua para o Sol. Um pote em cerâmica cheio de jóias e uma barra de ouro foi descoberto em 1982, em Beds, apesar de a primeira pessoa a ter encontrado o tesouro ter sido acusada de batota.

Agora o conceito foi adaptado e as pistas para encontrar o tesouro levam o leitor do livro ao google earth. O Desafio começa no dia 16 de Setembro de 2011 e termina no dia 31 de Março de 2012.

O livro fará sem dúvida com que um público difícil como os adolescentes o leia avidamente, fale dele aos amigos; e porá muitos miúdos a ler. Tarefa importantíssima, e em que todos, principalmente os livreiros deveriam estar encolvidos. Não se trata de números, nem de vendas, nem de milhões de euros (esses estão só no título do livro!), mas de uma missão: a de pôr pessoas a ler para que um dia este país possa ser diferente, e melhor.

Ora depois de receber vários emails de divulgação do editor e da distribuidora com pompa, circunstância e até filme, ver o livro anunciado nos blogs dos críticos de literatura, etc, e de ter feito a encomenda do livro há duas semanas e hoje insistir com a distribuidora para saber quando chega o livro, a resposta é que o livro só será vendido na fnac! Toda a edição foi negociada e adquirida pela fnac.

É triste que a Fonte de Letras não possa dizer com alegria aos seus clientes adolescentes ávidos por novidades "está aqui um livro que vais gostar de ler", ou aos pais de meninos que não sabem como os pôr a ler ou às bibliotecas das escolas com quem trabalha normalmente.

Uma notícia destas logo de manhã acaba com o dia de um livreiro.